Wednesday, January 22, 2014

Heroes 3: tutorial VCMI

Olá fãs de Heroes of Might and Magic!

Recentemente escrevi uma postagem ensinando a instalar o "Horn of the Abyss" (HotA),  um mod tão bem feito que é praticamente uma expansão para o popular jogo Heroes of Might and Magic III (Homm3). Nesta postagem eu prometi que se houvesse demanda, ensinaria a instalar outros mods interessantes de HoMM3. Pois bem, não que aquela postagem obteve centenas de visualizações, mas foi razoavelmente bem, se comparada às minhas outras postagens, afinal o blog tem um público bem restrito.

De qualquer forma decidi ensinar a instalação de outro mod chamado "VCMI" (sigla de ), pois pode fazer muita diferença para alguém que está afim de jogar, mas não sabe como (da mesma forma que muitos tutoriais na internet já salvaram minha vida).
A propósito, uma correção, VCMI não é simplesmente um mod, o objetivo dos seus desenvolvedores é re-escrever o software do zero (!!!) ao invés de alterá-lo. Desta forma, poderão fazer mudanças mais profundas na estrutura do game de maneira mais fácil. Por exemplo, o jogo original tinha uma limitação do número de cidades (oito) e este só conseguiu ser superado recentemente pelos desenvolvedores do HotA com muito custo (este mod tem os oito castelos oficiais e mais um novo).
Esta proposta trabalhosa e audaciosa permite ao VCMI hospedar mods de qualquer usuário, assim o jogador pode baixar todos os mods disponíveis na internet (ou fazer os seus, se tiver conhecimento) e jogar com aqueles que desejar na hora, como um restaurante self-service (parece uma comparação tosca, mas é exatamente isto, vocês verão).


Instalação do VCMI:

  1. Baixe o VCMI no seu computador. Link para a versão 0.94 (a mais recente no dia desta postagem). Para novas versões, visite o site do projeto (em inglês).
  2. Descompacte o arquivo em uma nova pasta. Dê o nome que desejar para a nova pasta, sugiro "VCMI".
  3. Copie os seguintes arquivos da pasta do jogo original (Complete ou SoD):
    1. a pasta MP3, com todo seu conteúdo.
    2. binkw32.dll
    3. smackw32.dll
    4. a pasta DATA, com os arquivos:
      • VIDEO.VID
      • Heroes3.snd
      • h3sprite.lod
      • h3bitmap.lod
      • H3ab_bmp.lod
      • H3ab_ahd.snd
      • H3ab_ahd.vid
    5. a pasta MAPS, com todo seu conteúdo (opcional)
  4. Seu mod já está instalado! Execute o arquivo VCMI_launcher.exe, este é o programa que você pode configurar a resolução do jogo (use a resolução parecida com a do seu Windows, por exemplo, o meu notebook usa a resolução 1600x900 e eu estou jogando na resolução).
Caso não tenha entendido meu tutorial e saiba inglês, veja o tutorial no site do projeto.
Mais uma vez, incentivo a você, caso não tenha o jogo original, compre. Assim você mostra para a empresa como o jogo é bom (quem sabe eles não fazem um remake?). No site da Ubisoft tem e num preço muito bom. 

Instalação mods no VCMI (novas cidades, novas criaturas, etc):

  1. Ao executar o VCMI_launcher.exe, você verá uma lista de mods disponíveis para baixar.
  2. Escolha os mods que desejar e faça download deles.
  3. Habilite os mods que desejar clicando em enable.
  4. Inicie o jogo clicando em Launch.
Alternativamente, você pode baixar os mods no site oficial (ou em alguma outra fonte) e colocá-los manualmente na pasta "Mods", que fica dentro da pasta do VCMI.

Mods que valem a pena instalar em VCMI:

Cove Town


A mesma cidade presente em HotA.

Indispensável, a melhor coisa já feita por fãs até agora.





Forge Town

Uma cidade moderna e cibernética. Inapropriado para HoMM3? Pois saiba que esta cidade entraria oficialmente pro jogo ao invés de Conflux, mas a reação negativa dos fãs fez os desenvolvedores mudarem de idéia. Anos depois, muitos grupos começaram a criar esta cidade baseados nos conceitos do projeto original não concluído. Se nao me engano, esta é a primeira versão disponível para "o público".
Altamente recomendado. Pode causar estranheza, mas é muito bem feito, algumas criaturas tem qualidade igual aos originais.


Grove Town

A primeira cidade feita por fãs que se tornou realidade. Altamente inspirada na franquia WarCraft (e seus Night Elves) e na Dungeon de Homm5. O projeto inicial substituía o Fortress por esta cidade (lembrem-se da limitação no número de cidades), mas agora com o VCMI você pode adicionar o Grove sem retirar nenhuma cidade.
Eu recomendo a instalação. Não tem a mesma qualidade das cidades acima, mas ainda é interessante.


Preserve Town (não funcionou no meu PC)

Esta cidade aparenta ser aquela de Homm4, mas suas criaturas são, na maioria, provenientes de outros jogos. As inclusão de gráficos de outros jogos é um ponto baixo desta cidade, além disso a escolha das criaturas não foi muito feliz.
Acho interessante experimentar, mas não espere muito deste projeto, provavelmente você vai desativar este mod depois de algumas partidas. Como não funcionou no meu computador, não pude nem mesmo experimentar, a análise foi feita a partir do que vi, graficamente.


Espero ter ajudado. Bom divetimento!

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